SENTA (SOBRE SER UM SER HUMANO)
iconetransparente
iconetransparente
Compre-seu-ingresso
Galeria
Comemore2
Whatsapp

instagramfacebookyoutube
LOGO-TIKTOK-png

SENTA (SOBRE SER UM SER HUMANO)

Agosto 27, 2017 0 Comentarios BLOG DICAS TEATRAIS por Gambiarra

ARTE_FACE_WATHS_EMAIL_SENTA_CARTAZ_FEW_01

Senta {Sobre Ser um Ser Humano} teve seus trabalhos iniciados em agosto de 2015.

Por se tratar de um processo colaborativo de pesquisa em que a dramaturgia foi inicialmente levantada pelo elenco e finalmente costurada e assinada por Nelson Baskerville, muito do contexto político social atual foi absorvido e explicitado de forma subjetiva no espetáculo.

Assim a montagem do espetáculo ocorreu a partir desse processo colaborativo de mais de oito meses, entre a direção e os atores, no qual Baskerville inicialmente apontou referências literárias, cinematográficas e plásticas.

Entre as referências estéticas e teóricas para a montagem estão, o poeta peruano César Vallejo, o dramaturgo americano Tennessee Williams, a dramaturga brasileira Monalisa Vasconcelos, a poetisa portuguesa Sofia

de Mello Breyner Andresen e a banda de rock Radiohead. Utiliza-se também de fortíssima inspiração no teatro épico de Brecht, culminando numa criação única, caleidoscópica e complexa, como uma colcha de retalhos - porém magistralmente alinhavada.

O fio condutor do espetáculo é a história de um homem (Kalle, O Capitalista) que ateia fogo sobre sua própria loja para receber o dinheiro do seguro e tentar assim, escapar da crise financeira e familiar que o assola depois que o filho taxista enlouquece por, segundo o pai, fazer poesias. O espetáculo se pretende uma reflexão sobre o mundo atual pós-grande crise financeira mundial e suas consequências nos âmbitos externos e internos. O capitalismo, a igreja, o desemprego, o genocídio indígena e a morte - tudo costurado pela encenação do Diretor.

Baskerville escolhe muito precisamente seus alvos e mantém a dialética em sua construção, seja na relação entre texto e imagem, seja nas provocações lançadas sem resposta.

E, principalmente, mesmo em sua estrutura absolutamente épica, aproxima o público daquele retrato pessimista e esperançoso que afirma, lembrando que são parte disso tudo, que “ninguém pediu desculpas”. Nenhum de nós é isento, nenhum de nós está alheio, nenhum de nós é uma ilha. Outra mensagem que finaliza o espetáculo é “não servirei”. Se a referência é bíblica (a frase é atribuída a Lúcifer, rejeitando a obediência divina), dentro do espetáculo ela se redimensiona e dá apenas uma certeza: a este inimigo, não servirei; se não potencializamos o simbólico, fiquemos com a poesia. Amado seja todo aquele.

Ficha Técnica:

Adaptação e Direção Geral Nelson Baskerville.

Assistência de Direção Rebecca Catalani.

Elenco Anna Talebi,  Bia Souza, Fernando Vilela, Henrique Caponero, Inês Soares Martins, Julia Caterina, Jussara Rahal,  Mário Panza,  Priscilla Alpha, Rafael Baloni, Thaís Junqueira, Thiago Neves, Tiago Ramos, Victoria Reis.

Preparação Corporal/Coreografias Joana Mattei.

Preparação Musical Zema Tamatchan.

Música/Trilha Sonora Zema Tamatchan, Nelson Baskerville e Rebecca Catalani.

Cenário Thaís Junqueira.

Cenotécnicos Henrique Caponero e Mateus Fiorentino.

Figurino Thaís Junqueira sob orientação de Marichilene Artisevskis.

Iluminação/Operação Luz Lui Seixas.

SERVIÇO:

TEATRO DE ARENA - Eugenio Kusnet

Rua Dr. Teodoro Baima, 98 - República, São Paulo - SP

De 08/09 a 01/10/2017

Sextas e Sabádos às 21H

Domingos 19h

Ingressos:

R$40,00 Inteira

R$20,00 Meia

(pagamento somente em dinheiro)